Pesquisar neste blog

terça-feira, 7 de dezembro de 2021

Finalmente, a Índia começou a definir os fuzis e calibres para seu exército



Como poderá ser lido na matéria abaixo, produzida pelo portal especializado indiano Defence Star, a Índia finalmente decidiu produzir os mais de 500.000 fuzis de assalto russos Kalashnikov AK-203 no calibre 7,62 x 39mm (padrão da antiga URSS) para substituir seus problemáticos e obsoletos INSAS. A produção poderá ser estendida a até 750.000 dessas armas. Essa licitação já estava acertada há dois anos, mas faltavam alguns detalhes, que ora foram resolvidos.

Com isso, finalmente ficou definida a questão desse tipo de arma e calibre, mas o país ainda precisará definir a produção de fuzis de assalto no calibre 7,62 x 51mm (padrão OTAN) e a de carabinas CQB no calibre 5,56 x 45mm.

Apesar do problema logístico, a Índia indica que manterá os três calibres. Assim, necessitará de uma futura opção Made in India para substituir os fuzis de assalto SiG 716 G2 Patrol 7,62 × 51 mm fabricados nos EUA e comprados em caráter emergencial em 2019 e 2020.

Da mesma forma, mas em caráter mais urgente, precisará de outra opção nacional para produzir as cerca de 500.000 carabinas CQB (Close Quarters Battle - combate aproximado) no calibre 5,56 x 45mm para substituir os obsoletos fuzis INSAS (indianos), AK-47 e AKM existentes (estes dois últimos de várias procedências), utilizados pelas tropas que guarnecem as fronteiras com a China e com o Paquistão.

Em síntese, isso significa que a multinacional brasileira Taurus Armas, por meio da joint venture com o poderoso grupo indiano Jindal (nominada como Jindal Taurus), que começará a operar no início de 2022, tem excelentes chances na disputa pela fabricação, tanto das carabinas CQB (com o fuzil Taurus T4, que é o seu grande objetivo), quanto (possivelmente) do fuzil de assalto no calibre 7,62 x 51, neste caso com o novíssimo e ainda não lançado fuzil Taurus T-10.

Sobre as possibilidades da Taurus nesses gigantescos negócios, leia também esta reportagem: "Fuzis Taurus T4 são entregues ao Exército das Filipinas em cerimônia militar".

Fonte: *LRCA Defense Consulting

------------------------------------------------------------------------------------------------

Publicidade



Acesse nosso site www.cursospegasus.com.br 
e veja este e outros manuais e cursos.