Pesquisar neste blog

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Arma longa ou arma curta? Os híbridos de carabina-revólver mais famosos da história!

Home Os híbridos de carabina e revólver mais famosos da história

Como os aventureiros que hoje se atrevem a dar vida e atirar com uma “arma impressa”, há muitos anos, há quase um século, os mestres armeiros da época também se arriscaram a criar desenhos originais, como híbridos históricos entre uma carabina e um revólver.

O mercado de armas de fogo sempre se caracterizou pela aposta na inovação e no desenvolvimento de novas propostas e soluções em armamentos. Atualmente, parece que a última tendência dessa tendência é marcada por armas criadas por meio de uma impressora 3D, tecnologia que ainda está em fase de testes. Como os aventureiros que hoje se atrevem a dar vida e atirar com uma “arma impressa”, há muitos anos, há quase um século, os mestres armeiros da época também se arriscaram a criar desenhos originais, como híbridos históricos entre uma carabina. e um revólver. Um dos exemplos mais famosos é a carabina-revólver Hammerlii, visto pela primeira vez em 1900. Vamos começar com ele.

Revólver-carabina Hammerlii


Dada a alta qualidade de seus materiais e acabamentos, é muito provável que a carabina revólver Hammerlii tenha sido fabricada apenas sob encomenda.

As poucas informações que tenho sobre este lindo ""revólver-carabina" Hamerlii, me fizeram ter sérias dúvidas ao dedicar este artigo. Mas no final, sua raridade, seu acabamento magnífico e sua elegância extraordinária superaram minhas dúvidas. O revólver-carabina Hamerlii é uma arma fina, elegante e muito bem balanceada que dispara um cartucho estranho e também poderoso de 9mm. Seu sistema de carga e descarga é o mesmo utilizado pelos revólveres Smith & Wesson em suas versões russas, abrindo por meio de uma dobradiça superior que atua como mira e permitindo que a arma seja completamente dobrada para facilitar seu transporte. Infelizmente, não consegui encontrar nenhuma bibliografia que fizesse qualquer menção a esta carabina, o que me leva a suspeitar que ela foi fabricada por encomenda, uma teoria que se apóia no requinte de seus materiais e acabamentos. Além do fato de também ser um revólver. Isso se deve ao fato de que, naquela época (foi fabricado por volta do ano 1900), as armas longas com sistema de ferrolho tipo Mauser eram as mais consideradas, portanto não me surpreenderia se seu pretendente tivesse saudades do revólver antigo, renegado a qualquer inovação.

Análise básica do rifle-revólver Lefaucheux


Sob a madeira do guarda-mão existe um furador constituído pelas letras WR, coroado por três círculos. Esse golpe é seguido pelas palavras SCHUTZENLAUF HAMERLII. Na aba de seu cano longo pode-se ler a seguinte inscrição: "9 mm Von Hoffmann Gunther Bressels Praezision Karbine Waffenmeister Rudolph Hammerlii Von Alterburg Bern". Aparafusada do lado esquerdo da coronha está uma placa de metal lacada a branco com o número 268 escrito em preto. Além disso, tem uma pequena insígnia de bronze arredondada onde se lê: acima, Helvetia, no meio, o brasão da Suíça, e abaixo, 1850. No lado direito da coronha está pregado um escudo também feito em bronze, onde aparecem as iniciais sobrepostas feitas com as letras R e H e uma cruz. Ao lado, inscrita na mesma madeira, encontra-se outra cruz rodeada por um círculo intermitente onde aparece a data de 1905.


Cartucho semimetálico Lefaucheux de 12 mm original para alimentar este rifle-revólver


As inscrições no cano indicam que se trata de uma carabina de precisão e que o famoso Waffenmaister (mestre de armas) Rudolph Hammerlii participou de sua fabricação em sua fábrica em Alterburg, uma cidade perto de Berna (atual capital da Suíça). Ele também menciona que usa o calibre 9 mm. Von Hoffmann, de quem nada consegui encontrar, apesar de haver muitos livros que consultei. Um coletor de cartuchos me informou que poucas unidades desses cartuchos foram fabricadas devido à baixa demanda que tinham, tendo um comprimento total (contando bala e caixa) de 60mm, e uma potência semelhante a de um atual .357 Magnum. Também não sei quem foi o Sr. Bressels, "Gunther Bressels Praezision Karbine", (Carabina de precisão Gunther Bressels), cujo nome Hammerlii costumava se referir a esta arma preciosa e exclusiva.



Parte central do rifle-revólver Lefaucheux, com seu grande cano e seu enorme gatilho

O número 268 que aparece na coronha, em chapa, é aquele com o qual foi inventariado em museu ou coleção, e a medalha que possui é a da Confederação Helvética, sendo digna de algum tipo de prêmio concedido em 1905 pelo marca que aparece no lado direito, e que também inclui a cruz, símbolo da Suíça, seu país de origem. Por fim, referindo-me à coincidência das letras RH que inclui o escudo em forma de iniciais, pergunto-me: será que este maravilhoso revólver-carabina teria pertencido ao próprio Rudolph Hammerlii?

Rifle revólver Lefaucheux

Outro exemplo característico dessas armas históricas, uma mistura de uma arma longa e um revólver, é encontrado no rifle-revólver Lefaucheux. Tal como os revólveres e pistolas do sistema Lefaucheux gozaram de grande aceitação na Europa na segunda metade do século XIX, no que diz respeito às armas longas, apenas as espingardas de caça gozaram dessa popularidade, sendo os rifles-revólver algumas peças. raras destinadas exclusivamente ao tiro de precisão ou caça de grandes animais, daí que seus proprietários originais pertenciam a classes economicamente afortunadas. A arma deste tipo que faz parte da minha coleção pessoal está gravada com um escudo dentro do qual aparecem as iniciais "LF".. Eles corresponderão aos de Eugene G. Lefaucheux? Não o conheço, e o fato de carregar as marcações do banco de provas golpes de Liege (Bélgica) não descarta este fabricante, uma vez que muitos armeiros franceses, incluindo o próprio Manufacture d´Armes et Cycles de St. Etienne, fabricaram as suas armas em França e depois levá-los para marcar no Banco de Liege. Questão de economia, suponho.




O principal uso desta arma era caçar animais grandes

Este rifle-revólver Lefaucheux é uma arma feita com materiais de altíssima qualidade, com um cano longo (62,3 cm), e um cano impressionante, pois continha 10 câmaras para cartuchos de 12 mm. Normal que com munições tão poderosas e um cano de tais dimensões, esta arma fosse pensada como uma ferramenta ideal para a caça maior da época. Seus elementos de mira consistem em uma mira frontal com ajuste lateral e elevação graduada de 50 a 600 metros, o que me parece um exagero para a potência de um cartucho Lefaucheux. Este tipo de arma, já rara, teve uma existência bastante curta, pois a chegada do cartucho de fogo central de fogo fez com que muitas delas fossem reconvertidas para disparar naquele sistema,



Carabina-revólver Hammerli da coleção pessoal de Jesús Madriñán ( www.jmfirearmscollection.com )




Rifle-revólver Lefaucheux com cano de 10 câmaras para cartuchos de calibre 12 mm.

Fonte: Armas.es