Pesquisar neste blog

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Pistola Fegyvegyar P-37 (FEMARU)


Após a I Guerra Mundial e a dissolução do Império Austro-Húngaro, a Hungria tornou-se uma nação independente e rapidamente procurou estabelecer uma indústria bélica sólida, baseada principalmente nos arsenais estatais herdados da dinastia Habsburg, notadamente aquele situado na capital Budapeste e chamado de Fábrica Nacional de Armas – “Fegyver és Gépygyár Res-venytarsasag” na língua magiar, ou abreviadamente FEMARU...
Seu principal projetista foi Rudolf Frommer, que trabalhou na empresa por mais de 35 anos e de cuja men te surgiria a presente arma.
Em 1937 – um ano após a morte de Frommer – o exército húngaro adotou uma nova pistola, com um projeto que lhe conferia uma robustez intrínseca além de um desenho harmonioso.
Calibrada para a munição .380 ACP e construída com ótimos materiais, a M.37 (como foi oficialmente denominada) caracterizava-se por ter um cão externo pequeno e, eventualmente, carregadores com um prolongamento que tornava seu manejo muito confortável, assim como ocorria na Beretta M1934.
O carregador era liberado através de um retém situado na base da empunhadura. As talas da empunhadura eram sempre confeccionadas em madeira, com ranhuras hori-zontais e o ferrolho trazia a inscrição do fabricante. Seu funcionamento era através do sistema convencional de “blowback”, ou seja, pelo recuo direto de gases resultantes da explosão do cartucho.
Interessante notar que as pistolas de dotação do exército húngaro, apresentavam os bancos de prova daquele país (no caso uma coroa situada no guarda-mato), e não possuíam qualquer outra trava a não ser a tecla de segurança na parte posterior da empunhadura que impedia o disparo se a arma não estivesse corretamente empunhada.
A Serviço da Luftwaffe
Logo no início da II Guerra Mundial, no verão de 1940, a Hungria já havia se alinhado ao III Reich de Hitler, passando a contribuir com o esforço de guerra alemão não apenas com tropas, mas também com seu parque industrial, o que incluía a produção de armamentos.
Em 1941, a Luftwaffe firmou um contrato de fornecimento de armas com os húngaros para a aquisição de 85.000 pistolas M.37.
Contudo, os alemães requisitaram que algumas mudanças significativas fossem feitas. Em primeiro lugar, o calibre foi alterado, passando a operar com a munição 7,65mm Browning (ou .32 ACP), que era o padrão utilizado pelas tripulações de aeronaves – ao lado do 9mm Luger – em segundo, também exigiram que fosse adicionada à arma uma segunda trava, de acionamento manual, situada no lado esquerdo da arma. A trava de retém do ferrolho (que fica aberto após o último disparo), foi igualmente redesenhada.
Por fim, seguindo o padrão das armas militares de adoção da Wehrmacht, as inscrições que identificavam o fabricante deveriam ser omitidas, sendo substituídas por um código, no caso as letras “jhv”, adicionando-se, ainda, as marcas de aceitação germânicas, os chamados Waffenamts. Esses bancos de prova eram timbra-dos no ferrolho e guarda-mato. O ano de fabricação (em dois dígitos) era estampado logo abaixo do código do fabricante.
Em razão das modificações, a Luftwaffe passou a denominar a arma de P.37(u) (Pistole 1937 ungarisch). As pistolas destinadas à Força Aérea alemã possuíam numeração de série distinta da-quelas que seriam utilizadas pelo exército magiar. Devido ao seu tamanho reduzido, a P.37 tornou-se popular entre os pilotos aviõ-es (entre eles pode-se citar o ás do JG 51, Oberleutnant Anton Hafner), graças ao seu bom acabamento, empunhadura agradável e ao tamanho compacto. Os coldres utilizados pelos tripulantes de aviões eram do tipo de saque rápido (drop holsters), mais práticos e adequados ao uso diário.
A produção da pistola P.37 somente se encerrou quando a Hungria foi invadida pelas forças soviéticas no final de 1944, não sendo retomada após a II Guerra Mundial.
Dados técnicos  (modelos fabricados para a Luftwaffe)
Fabricantes: Fegyvergyar Budapest
Comprimento total: 183 mm
Comprimento do cano: 110 mm
Calibre: 7,65mm Browning
Peso (descarregada): 760 gramas
Capacidade: 8 cartuchos
Cabos: Madeira
Miras: fixas


Veja mais nos vídeos abaixo