Pesquisar neste blog

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

CBC - A história da Companhia Brasileira de Cartuchos


CBC – Companhia Brasileira de cartuchos – Conheça logo abaixo a história da renomada fábrica brasileira  de munições.
Em 1926, Constabile e Gianicola Matarazzo, dois imigrantes italianos, resolveram fabricar suas próprias munições de caça e tiro ao invés de importá-las.
Assim surgiu a “Fábrica Nacional de Cartuchos e Munições – FNCM”, localizada à rua João Teodoro, no bairro do Brás em São Paulo.
1932 – Tem sua primeira experiência no âmbito militar, a Revolução Constitucionalista. A FNCM foi mobilizada pelo Comando Revolucionário, fornecendo munições para suas tropas, fabricando cerca de 30.000 munições calibre 7mm por dia...
1936 – O controle acionário passa para Remington Arms (estadunidense) e ICI Imperial Chemical Industries (inglesa), havendo a mudança na razão social para Companhia Brasileira de Cartuchos. Nesta época a CBC estava instalada em Utinga, município de Santo André, estado de São Paulo.
1938 – Com a chegada de novos equipamentos vindos dos EUA, a CBC teve sua produção de 7mm ampliada de 30.000 para 100.000 unidades diárias.
1939 – Inicia-se a 2ª Guerra Mundial, mobilizada para esforço de guerra, toda sua produção é destinada para Forças Armadas Brasileiras.
1942 – A CBC adquiriu uma gleba de 1.888.564 m2 no município de Ribeirão Pires – estado de São Paulo, onde instala seu campo de provas.
1953 – Inicia-se a fabricação da munição Fogo Circular (.22LR) com a quantidade de 2,5 milhões de cartuchos/ano.
(Fogo Circular: quando a Mistura Iniciadora está contida na circunferência interna da base do cartucho, constituindo um verdadeiro anel.)


1957 – A produção de cartucho Fogo Circular atinge 23 milhões /ano.
1960 – Já tradicional produtora de diversos cartuchos, a CBC começa a fabricar armas para caça e prática de tiro esportivo, com a tecnologia da Remington Arms Company.
1966 – Iniciam-se as exportações de armas da CBC. As primeiras armas vendidas foram espingardas de um cano para os Estados Unidos da América, cuja exportação atingiram mais de 1,5 milhão de armas.
1969 – É inaugurada em Ribeirão Pires – SP, a Fábrica de Mistura Iniciadora, componente das espoletas, à base de Fulminato de Mercúrio, alterada em 1975 para Estifinato de Chumbo e Tetrazeno.
1975 – Iniciam-se as exportações de cartuchos militares como o 9mm e o .50 em suas várias versões.
Tem início a produção de espoletas carregadas com a nova mistura à base de Estifinato de Chumbo e Tetrazeno o que proporcionou a CBC a fabricar munições com espoletas não corrosivas e não oxidantes.


1978 – Foi iniciada a primeira fase da construção da fábrica de munições no município de Ribeirão Pires.
1979 – A CBC foi nacionalizada sendo 70% do seu controle acionário adquirido por seus diretores, Líbero Cerroti, Leonardo Galassi e Tibério Stein e 30% pela IMBEL, empresa do Exército Brasileiro, constituindo-se portanto em uma empresa 100% nacional.
1980 – Fornecido para Marinha o primeiro lote do cartucho 20x110mm AEIT (alto-explosivo-incendiário-traçante com auto destruição). Para carregar os componentes desses cartuchos foram construídos prédios especiais mantendo os mesmos critérios de segurança adotados em toda a CBC. Também neste ano é lançado uma grande variedade de novos calibres, inclusive cartuchos com projétil expansivo.
1983 – A CBC iniciou suas exportações de munições de uso civil para os Estados Unidos.
1987 – A produção de munições é transferida para sua 2ª unidade fabril em Ribeirão Pires, liberando o espaço para a ampliação da fábrica de armas em Santo André. Também foi inaugurada oficialmente a fábrica de Pólvora na cidade de Ribeirão Pires, sendo esta uma das mais modernas do mundo, com projeto e desenvolvimento totalmente nacional.
1989 – Assume a administração atual da empresa. A fábrica de armas é fortalecida com o lançamento de mais um novo produto, a consagrada espingarda de repetição Pump CBC 12.
1990 – A presença global da CBC foi iniciada na década de 90, com a criação da Magtech nos Estados Unidos, em Minneápolis – Minnesota. Com um amplo portfólio de produtos, a distribuidora atende a todos os estados americanos. Magtech é também a marca de exportação CBC para produtos civis.
1992 – Ocorre uma radical mudança na estratégia de marketing da empresa, com mudança em toda a comunicação visual, alteração da logomarca e de todas as embalagens e lançamento simultâneo de mais de 40 produtos.
1993 – A CBC transfere a sua fábrica de armas para Ribeirão Pires – SP, atual matriz CBC, agrupando todo o complexo industrial e administrativo em um só local.
A matriz CBC está localizada em um parque industrial de 188 hectares, onde 75% são de Mata Atlântica nativa totalmente preservada. Esta unidade consiste no maior complexo industrial do hemisfério sul voltado à fabricação de munições, abrigando também as fábricas de pólvora e mistura iniciadora, além da administração geral.


1995 – Inaugurada a nova fábrica de munições de fogo central para Pistolas e Revólveres, a mais moderna do mundo
Neste mesmo ano é criada uma nova linha de produtos CBC, que leva o nome de CBC Fishing, voltada ao mercado de Pesca e Camping.


1998 – A CBC passa a exportar para mais de 60 países o equivalente a 70% de seu volume de produção.
1999 – Inauguração da fábrica de Coletes Balísticos CBC em Ribeirão Pires – SP, posteriormente transferida para a unidade CBC do Rio Grande do Sul.
2000 – Inauguração da unidade fabril de Montenegro – RS. Esta planta atualmente abriga as fábricas de Coletes Balísticos, Armas Longas, Carabinas de Pressão, Cartuchos de Caça e Competição, complementando a linha de Munições Civis, Policiais e Militares CBC.
Conquistamos também o Certificado da Qualidade Internacional ISO 9001.


2003 – Em 2003, com a implantação do centro de distribuição Magtech Europa em Hamburgo – Alemanha, localizada estrategicamente na zona portuária da cidade, a empresa se fortalece na distribuição de munição civil e policial para países do continente europeu e asiático.
2005 – É realizado Referendo Popular sobre o comércio legal de armas no Brasil. Vitória do ‘Não’ à proibição, com 60 milhões de votos.
A CBC volta a fabricar carabinas de pressão, com o lançamento das Carabinas Montenegro cal. 4,5mm.


2006 – CBC completa 80 anos, lança no mercado as carabinas de pressão no calibre 5.5mm. A munição 7,62 x 51 Ball CBC é homologada pelo Exército dos Estados Unidos, que passa a adquirir o produto CBC para utilização por suas tropas.
2007  – CBC adquire a empresa alemã MEN, tradicional fabricante de munições militares e policiais, com grande interação com o mercado europeu.
Aprovação da munição 7,62 x 51 mm, Ball CBC pelo Centro de Testes Europeu da OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte, o que significa que a munição pode ser utilizada em qualquer armamento previsto por esta renomada organização.
As normas OTAN contemplam rigorosos testes de desempenho e qualidade de munições.
Início das atividades da CBC Brasil Distribuidora, localizada na Rodovia Anhanguera em São Paulo.


2009 – Aquisição da Sellier & Bellot, localizada na República Tcheca, que passa a integrar o Grupo CBC, fundada em 1825, a S&B é uma tradicional e importante fabricante de munições, com marca reconhecida e respeitada mundialmente.
Aprovação da munição 9mm Parabellum CBC pelo Centro de Testes Europeu da OTAN – Organização do tratado do Atlântico Norte, o que significa que a munição pode ser utilizada em qualquer armamento previsto por esta renomada organização. As normas OTAN contemplam rigorosos testes de desempenho e qualidade de munições.


2010 – Lançamento mundial Carabinas Nitro CBC, um novo marco em carabinas de pressão. Com o lançamento das Carabinas Nitro, a CBC vai além e traz o que existe de mais avançado em carabinas de pressão, comprovando o seu alto padrão de qualidade, a liderança em inovação e o total compromisso com segurança.
CBC realiza um contrato de locação e concessão com a empresa Amadeo Rossi S/A, localizada em São Leopoldo – RS, fabricante de iniciadores, passando a produzir e comercializar estes produtos.
Criação da marca corporativa ‘CBC Group’
O Grupo CBC, o terceiro maior fabricante mundial de munições para armas portáteis, exporta seus produtos para mais de 90 países, nos cinco continentes.
A união das empresas CBC, Men e Sellier e Bellot, gera um robusto núcleo de pesquisa e desenvolvimento, assegurando ao Brasil acesso permanente às tecnologias de processos e produtos no estado da arte.


2012 – A CBC lança no mercado a Carabina Nitro-Six, a primeira em calibre 6mm.
2013 – CBC, arsenal nacional, com permanente capacidade de mobilização a serviço das Forças Armadas brasileiras, para defesa da Soberania Nacional. Atuação da CBC em aplicações duais, fortalece sua posição como indústria Estratégica de Defesa e assegura-lhe competitividade e capacitação tecnológica para investimentos contínuos em pesquisa, desenvolvimento e inovação.
Fonte: CBC 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------