Pesquisar neste blog

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Manual de Desmontagem e Montagem do Fuzil Mauser 98K

 


Em formato PDF, contém 66 páginas e 125 fotos coloridas, mostrando a desmontagem e montagem total dessa histórica peça.

Material enviado logo após a confirmação do pagamento bancário.

Forma de envio: DOWNLOAD

Veja AQUI este e outros cursos e manuais sobre armas de fogo e cutelaria

......................................................................................................................................................

*Um pouco da história do Fuzil Mauser 98K

A Karabiner 98k (Kar98k ou K98k) é um fuzil de ação tipo ferrolho, adotado em 1935 como o fuzil padrão da infantaria do Wehrmacht da Alemanha Nazi e um dos melhores desenvolvidos da longa linha de fuzis da Mauser.

A Karabiner 98k é derivada das suas antecessoras, principalmente a Karabiner 98b que tinha sido desenvolvida a partir da Mauser modelo 1898.

O fuzil era reconhecido por sua excelente precisão e alcance efetivo de até 500 metros. Por este motivo era também utilizado com uma mira telescópica como um fuzil de atirador sniper, no qual estendia o alcance efetivo até 800 metros quando utilizada por um bom atirador.

A Kar98k tinha algumas desvantagens quando comparada com outras armas da sua época: Era uma arma pesada e com uma cadência de tiro limitada.

Foi também desenhada para utilizar uma baioneta e para poder disparar granadas. Uma versão com extensão para o braço foi introduzida em 1941 para paraquedistas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética capturou milhares de fuzis Mauser Kar98k e os armazenou em várias fábricas nos finais dos anos 40 e inícios dos anos 50.

Todos os restantes países que possuem ou possuíram estas armas tiveram de as comprar à Alemanha com a cláusula de que estas seriam guardadas em locais seguros com vista a que não sejam utilizadas para fins de veneração heroica.

Uma das razões dos soviéticos ficarem com estas armas após a Segunda Guerra Mundial é que iriam precisar delas para armar os seus soldados no caso da União Soviética ser novamente invadida.

Os Soviéticos sofriam de uma fraca produção de armas para a infantaria durante a Segunda Guerra Mundial, justamente quando os alemães invadiram seu território e desta forma, não queriam ficar na mesma situação, especialmente com o início da Guerra Fria.

Uma outra razão era que os soviéticos queriam armar vários grupos comunistas e governos comunistas recém-criados em todo mundo com um arsenal barato e muito grande de armas como a Mauser Kar98k e a Mosin-Nagant.

O arsenal de Kar98k e de Mosin-Nagant era uma maneira para Moscou suportar estas organizações e estes governos até confiarem neles para fornecerem armamento mais moderno como a SKS e a AK-47.

Um exemplo do fornecimento da Mauser Kar98k por parte da União Soviética (tal como outras armas capturadas aos alemães durante a Segunda Guerra Mundial) para os seus aliados comunistas, durante o período da Guerra Fria, ocorreu durante a Guerra do Vietnã onde a União Soviética forneceu ajuda militar as forças armadas do Vietnã do Norte e aos Vietcongues.